O BRASIL POR ELES
O Olhar do Mundo para o Esporte Brasileiro

Coprodução

TV GLOBO BLACK.png
Logo_Bizum_2Cores.jpg
ancine-logo-10.png
cartaz 1932.jpg
BIZUM_Pele_OReiDesconhecido_A3.jpg
Screen Shot 2021-10-08 at 12.47.27.png
Screen Shot 2021-10-08 at 12.47.45.png
Imagem do 7 a 1.jpg

Seleção Brasileira, da glória ao fiasco

Fórmula 1 – Uma saga brasileira

Fórmula 1 – Uma saga brasileira

O projeto "O Brasil por Eles - O Olhar do Mundo para o Esporte Brasileiro" retrata o olhar dos estrangeiros para os atletas brasileiros. A produção foi divida em 11 episódios:

 

EPISÓDIO 01
"As origens de um herói desconhecido"

Dentro da perspectiva do projeto de abrir espaço para o olhar estrangeiro para o esporte brasileiro, a partir da grande pesquisa precursora de conteúdo informativo e audiovisual existente no exterior, o primeiro episódio da série faz a reconstituição das origens de Adalberto Cardoso, o atleta praticamente desconhecido no Brasil que se tornou um personagem merecedor de medalha honorífica do COI na Olimpíada de 1932, em Los Angeles, por sua determinação de chegar ao final da prova dos 10 mil metros, ainda que exausto e cambaleante, quando metade dos outros atletas já tinha ficado pelo caminho.

 

EPISÓDIO 02
"A nau insensata da delegação olímpica brasileira"

O episódio começa com a reconstituição da tumultuada escala do Itaquicê, o barco que Getúlio Vargas cedeu para a delegação brasileira à olimpíada de Los Angeles em 1932, na cidade de Port of Spain, em Trinidad e Tobago. E mostra que Adalberto Cardoso, o atleta que faria história na prova dos 10 mil metros, e seus colegas tiveram de treinar de forma improvisada, enquanto alguns técnicos só pensavam em fazer compras e outros brasileiros se envolviam em brigas que exigiram até a intervenção da polícia. O episódio continua, mostrando a retomada da viagem, reconstituindo o impacto da eclosão da Revolução Constitucionalista de 1932 entre atletas e passageiros que, sendo paulistas ou cariocas, se descobrem inimigos em guerra, em alto mar, no dia 9 de julho. Ao mesmo tempo, através de uma contextualização com imagens de arquivo e depoimentos dos entrevistados citados acima, mostra que a própria realização da olimpíada em Los Angeles era uma incógnita, devido aos efeitos ainda desastrosos do “crash” de Wall Street em 1929. No meio de tudo, através dos depoimentos e da reconstituição histórica com imagens inéditas em alta definição, o episódio mostra que Adalberto Cardoso continua treinando do jeito que pode, sem perder a esperança de participar da olimpíada.

 

EPISÓDIO 03

"Vexame, escândalo e superação no caminho
do Brasil na Olimpíada de 1932
"

O terceiro episódio da série mostra como o navio que levava os atletas brasileiros, tendo um grande estoque de cachaça nos porões e uma banda de jazz a bordo, acabou se tornando uma espécie de cassino flutuante no qual brasileiros e estrangeiros se esbaldaram, tanto no porto de Los Angeles, onde o Itaquicê permaneceu por alguns dias, quanto no porto de San Francisco, para onde o navio teve de ir por não ter como pagar as taxas portuárias da capital olímpica. Em contraponto a esses fatos históricos e sempre sustentado pelos elementos de narrativa já mencionados, o episódio passa então a reconstituir a jornada heroica que o atleta Adalberto Cardoso, ainda esperançoso de participar da prova dos dez mil metros, e outros três integrantes da tripulação militar do Itaquicê, decidem fazer, num velho carro, até Los Angeles.

 

EPISÓDIO 04

"1932: A Medalha Esquecida"

Neste episódio, chegamos ao momento heroico de um esportista brasileiro que milhões de brasileiros não conhecem. Com o depoimento e a chancela da ex-atleta suíça Gabriele Andersen, famosa mundialmente por sua chegada dramática no final da maratona feminina, no estádio da Olimpíada de 1984 em Los Angeles, fazemos uma reconstituição inédita em alta definição, mesclada com imagens de locais históricos gravadas na Califórnia pela equipe do projeto. É a heroica participação do atleta e marinheiro Adalberto Cardoso, o único brasileiro inscrito na prova dos dez mil metros da Olimpíada de 1932.

 

EPISÓDIO 05 e 06

"Pelé: um rei desconhecido – Parte 1"
"Pelé: um rei desconhecido – Parte 2"

O quinto episódio da série terá como tema e personagem o brasileiro que mais chamou a atenção no mundo em todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, Pelé, o mais rico e frequente “item” de nossa grande pesquisa precursora de arquivos no exterior. Igualmente rico é o material encontrado por nossa equipe cuja característica é o ineditismo no Brasil. São histórias surpreendentes preservadas em arquivos estrangeiros, da estreia do menino prodígio na Copa de 58 até a despedida em Nova York, com flagrantes de Pelé em campo e fora das “quatro linhas” filmado por estrangeiros no Brasil, na Europa, nas Américas e na Oceania.

O sexto episódio, segundo sobre Pelé, terá como destaque, além de todo o material descrito acima, uma entrevista cheia de revelações do jornalista inglês Keir Radnedge, que, além de ter acompanhado todas as Copas desde 1966 e ter se tornado um dos mais respeitados cronistas da mídia esportiva europeia, nas páginas da revista World Soccer, foi assessor de imprensa internacional de Pelé durante mais de 15 anos e testemunha privilegiada de uma série de episódios de toda natureza ocorridos durante as andanças do rei do futebol pelo mundo.

EPISÓDIO 07 e 08

"Craques e clubes do Brasil no exterior – Parte 1"

"Craques e clubes do Brasil no exterior – Parte 2"

Uma crônica jornalística e sentimental de clubes e craques brasileiros em jogos, no exterior e no Brasil, contra equipes estrangeiras. Destaque para raros e emocionantes registros históricos preservados no exterior, como o do jogo que deu origem à expressão "os reis do futebol" para definir os jogadores brasileiros. Destaque também para o resgate da memória de craques brasileiros pioneiros que conquistaram torcidas estrangeiras muitas décadas antes da globalização do mercado do futebol.

Entrevistas no exterior com jornalistas esportivos traçam uma cronologia do interesse do público e dos técnicos estrangeiros pelo futebol e pelos jogadores do Brasil. Entre os destaques do episódio estão o filme que mostra a seleção de times cariocas enfrentando o time londrino Corinthian em 1913; as imagens do jogo internacional realizado em Paris há 90 anos e que mostra a seleção da França contra o Clube Atlético Paulistano, time de Friedenreich e que inspirou o adjetivo de “reis do futebol” para definir o futebol brasileiro; as extraordinárias façanhas de Jaguaré, um craque da década de 30 praticamente desconhecido no Brasil e que pode ser considerado um dos pioneiros da invasão de que se veria no decorrer do século 20.

EPISÓDIO 09

"Seleção Brasileira, da glória ao fiasco – Parte 1"

Uma crônica jornalística e sentimental de clubes e craques brasileiros em jogos, no exterior e no Brasil, contra equipes estrangeiras. Destaque para raros e emocionantes registros históricos preservados no exterior, como o do jogo que deu origem à expressão "os reis do futebol" para definir os jogadores brasileiros. Destaque também para o resgate da memória de craques brasileiros pioneiros que conquistaram torcidas estrangeiras muitas décadas antes da globalização do mercado do futebol.

EPISÓDIO 10

"Seleção Brasileira, da glória ao fiasco – Parte 2"

No décimo episódio, a série reconstitui o desastre esportivo da derrota da seleção para a Alemanha por 7 a 1, no estádio do Mineirão, durante a Copa do Mundo de 2014. O que disseram os estrangeiros sobre nossa derrota? Que imagens eles gravaram no Brasil para mostrar o impacto da derrota na torcida e na vida brasileira? De que forma o que aconteceu no Mineirão muda a visão do esporte em relação ao futebol brasileiro?

Através das entrevistas e do conteúdo informativo ou audiovisual existente no exterior, a série oferece o olhar dos estrangeiros para o comportamento dos jogadores brasileiros naquele dia, a reação da torcida dentro e fora do estádio e os tons da cobertura feita pela mídia impressa e eletrônica do Brasil. O resultado é um conteúdo relevante e inédito para o balanço que os brasileiros ainda fazem sobre o “7 a 1”.

EPISÓDIO 11

"Fórmula 1 – Uma saga brasileira – Parte 1"

"Fórmula 1 – Uma saga brasileira – Parte 2"

Nestes dois episódios finais da série, a pesquisa e as entrevistas oferecem,  mesmo para os que não são torcedores ou fãs de automobilismo,  um volume impressionante de histórias desconhecidas de superação, casos escandalosos de exploração, golpes contratuais e situações dramáticas protagonizadas, na pista e nos bastidores do chamado “circo da Fórmula 1”, tanto por pilotos bem-sucedidos como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello como por outros brasileiros que viveram histórias de risco, coragem e frustração na pista e nos bastidores da mais importante categoria do automobilismo mundial.

As histórias que a equipe do projeto levantou, praticamente desconhecidas no Brasil, foram vividas por Wilson Fittipaldi Jr, Alex Dias Ribeiro, Ingo Hoffmann, Chico Serra, Raul Boesel, Christiano da Matta, Luciano Burti, Roberto Pupo Moreno, Bruno Senna, Nelson Piquet Jr, Christian Fittipaldi, Ricardo Rosset, Ricardo Zonta, Antonio Pizzonia e Felipe Massa, entre outros. Foram confirmadas por eles, em entrevistas que já foram feitas (com eles e outros personagens) ou estão agendadas no Brasil e nas capitais europeias incluídas no projeto “O Brasil por Eles”. Formam um inédito e importante capítulo da história do esporte brasileiro no século 20.